HISTÓRIA
Em 1999, em Vila Isabel, zona norte carioca, foi criada a banda Ponto de Equilíbrio. Composta por Hélio Bentes (vocalista), Pedrada (baixo), Márcio Sampaio (guitarra base), Tiago Caetano (teclados), Rodrigo Fontenele (percussão), Marcelo Campos (percussão), Lucas Kastrup (bateria) e Ras André (guitarra solo), a banda surgiu com a proposta de conscientização através da linguagem do autêntico reggae rastafari.
Hoje em dia, é considerada uma das bandas mais renomadas do cenário reggae nacional. Isso se dá ao fato da banda usar a musica como resistência sócio-cultural, com letras e melodias compostas pelos próprios integrantes, passando mensagens de igualdade, amor e justiça, de acordo com a filosofia Rastafari. Suas melodias contam com a influência dos estilos Dub, Samba, Maracatu, Salsa, além de Maculelê c Capoeira de Angola.
Em 2000, o grupo gravou o primeiro CD demo, contendo as músicas “Árvore do Reggae”, “Lágrimas de Jah”, “Rastafará”, “Odisséia na Balilônia” e uma versão própria de “Soul Rebel”, de Bob Marley.
O segundo CD demo foi gravado em 2003 e contou com 10 faixas, sendo este o embrião do álbum “Reggae a Vida com Amor”, que a Deckdisc lança e distribui para todo o Brasil. As músicas “Aonde vai Chegar? (Coisa Feia)”, “Ponto de Equilíbrio”, “Poder da Palavra” e “Só Quero o que é Meu” agradaram em cheio os fãs de reggae e popularizou a banda em escala nacional.
Mesmo não tocando em rádios e se mantendo independente, a cada show a banda conquista mais fãs. Apesar das dificuldades encontradas por uma banda independente no cenário musical atual, a banda já chegou a fazer apresentações onde o público chegou a 30.000 pessoas, como em Salvador e Fortaleza..
Em 2004, a banda alcançou o Disco de Ouro (50 Mil Cópias vendidas) com o álbum "Reggae a Vida Com Amor”, um dos discos independentes mais vendidos no Brasil.
Em Maio de 2007, o lançamento do CD “Abre a Janela” marca a estréia do selo da banda, o “Kilimanjaro”. O disco, que foi produzido por Chico Neves, inclui 10 canções inéditas e duas regravações: “Soul Rebel” (Bob Marley) e “Abre a Janela (Gracia do Salgueiro).
INTEGRANTES
Hélio Bentes - Vocal
Pedrada - Baixo
Márcio Sampaio - Guitarra Base
Tiago Caetano - Teclado
Marcelo Campos - Percussão
Lucas Kastrup - Bateria
Ras André - Guitarra Solo
DISCOGRAFIA
Reggae a Vida com Amor(2004)
Abre a Janela(2007)